Horta RoseRose – A História

Horta RoseRose – A História

A nossa horta na Veredas do Sol tem uma história muito legal, pois ela foi o instrumento de transformar uma colega, uma colega especial em uma AMIGA muito especial.

Vamos a história.

Estávamos eu e Adélia traçando mentalmente os projetos para a Veredas do Sol e decidimos que o primeiro passo seria produzirmos alimentos saudáveis, ecológicos para nosso consumo. Arquitetamos uma sequencia, horta, pomar, agrofloresta, galinhas, patos, vaquinhas… mas havia um problema, um grande problema, nem eu nem Adélia entendiamos de horta, pomar agrofloresta…. conversando com nossa então colega Rose, carinhosamente chamada Roserose, e descobrimos que ela tinha cursos de permacultura, nasceu em uma fazenda e adorava o campo.

E o melhor de tudo: Queria morar de volta no campo!

Daí para o convite de vir morar conosco e implantar nossa estrutura permacultural, foi um pulo. E de um pulo ela aceitou!

Roserose se mudou para a Veredas do Sol e decidiu começar pela Horta; já tinhamos uma horta, ou melhor um espaço de horta, semi-abandonado. Começamos recuperando os canteiros da antiga horta e Roserose decidiu que deveriamos ampliar a horta para frente, e pegou o projeto com braços, mãos e coração. Quem vê sua beleza delicada não imagina o que é essa mulher pegando na terra, carrinho e enxada!

E assim nasceu a “Horta Roserose”!

Infelizmente temos poucas fotos dessa época!

A implantação:

  

Em produção inicial:

  

A produção:

 

Tudo corria as mil maravilhas, comíamos alface, tomate, pimenta e etc… da Horta Roserose e já começávamos a planejar a área da PoliCultura.

Mas a vida não para e os ciclos tem que ser fechados. Nossa querida Roserose foi para a Holanda visitar a amiga Agatha depois voltaria e daria continuidade ao projeto.

Mas na Holanda surgiu um grande motivo, grande mesmo 2 metros de altura, e esse grande problema balançou o coração da Roserose fortemente.

Roserose não é de ter medo de mudanças ou de seguir seus caminhos. Voltou e continuou o contato via ZAP com o grande problema, e ai pronto, lá vai Roserose de malas prontas para a Holanda…

Snif… Snif…. nossa horta ficou sem os cuidados merecidos e quase faleceu….

Mas a 03 semanas Eu e Adélia decidimos revitaliza-la e eu fui encarregado de tal tarefa, mas ai já é outro post.

Dando nome e cara ao “grande problema”

Durk e Rose

Rose e Italo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No próximo post vamos ver em que estado a Horta RoseRose ficou e o inicio dos trabalho… até lá

Nemastê!

Italo